23 abril, 2007

Cale a boca, Noronha!

Final da Taça Rio, interrompo meus estudos sobre Salvador Dalí pela segunda vez no dia para me deleitar com eventos esportivos. No ocorrido pela manhã amarguei uma vitória de Rafael Nadal (sobre o qual já escrevi aqui) em cima de Roger Federrer, meu favorito e queridinho da amiga Lu.

Fim de tarde de um domingo morno com cara de sábado e botafogo e cabofriense entram em campo. Durante o primeiro tempo, três lindos gols pelo lado do alvinegro e o tricolor da região dos lagos diminui com um gol. Já no segundo tempo, em um lance de impedimento duvidoso e difícil de marcar eis que Sérgio Noronha justifica a dificuldade de compreensão do lance com a seguinte frase “já experimentou explicar para uma mulher o que é um impedimento?”. Não sei nem explicar o quanto essa frase me irritou. Luiz Roberto tenta aliviar a situação lembrando que existem mulheres auxiliares, mas ainda sim ele completa “mas não estou falando de profissionais.”. Não tenho nem palavras, fiquei incrédula.

Não sou feminista, ainda acho lindo quando homem abre a porta do carro, puxa a cadeira para a mulher sentar, e quando de uma forma gentil se oferece para pagar jantar, cinema..., homens e mulheres não são iguais, nem deveriam, tudo é mais bonito pelas diferenças, encaixa pelas diferenças. Mesmo assim considero a fala do Noronha de muito mal gosto. Sou mulher e apaixonada por futebol há anos, e mesmo quando não era apaixonada sabia o que era um impedimento. A forma como ele falou me parece diminuir a mulher, de certa forma afirmar que ela não é capaz de entender um impedimento mesmo quando explicado. O que esse senhor de avançada idade deveria saber é que a maior parte das mulheres que ignora o que vem a ser um impedimento o faz por pura falta de interesse em o saber e não por falta de capacidade de compreensão.

Sei que ele é conhecido pela falta de bom senso, e morro de rir até hoje lembrando do primeiro jogo entre Flamengo e Real Potosi onde ele afirmou: “uma vez em La Paz, abracei um poste”, sem demais explicações deixando o mesmo Luiz Roberto sem graça esperando a continuidade da história que, como era de se esperar, não veio, subentende-se que foi por perder as forças pelo ar rarefeito, mas nos dá direito de imaginar muitas coisas. Outro momento ridículo que assisti dele foi quando pego dormindo durante a transmissão da copa do Japão e Coréia em 2002, ao final da copa já usava óculos escuros com bandeiras do Brasil evitando tamanho constrangimento.

Mesmo sabendo o quanto ele é experiente em falar bobagens do tipo e de sua falta de conhecimento no que diz respeito ao futebol (piorando tudo achando que muito entende) sou obrigada a demonstrar minha revolta. Sinto-me ofendida: sou mulher, até hoje não tive nenhum envolvimento profissional com área de esportes, mas gosto de ir a estádio, conheço escalação e em discussões inflamadas faço comentários contundentes sobre os problemas de determinados times, assisto todos os jogos dos fins de semana e vez ou outra durante a semana: copa da UEFA, campeonato espanhol, italiano e a eurocopa. Aí sou obrigada a ouvir aquele senhor agir como se eu não fosse capaz de compreender um impedimento? Talvez seja um exagero meu, ataque de mulherzinha, talvez, mas contrariando o que ele diz me sinto no direito de ter um frenesi por compras, gritar por barata, chorar com finais felizes, usar maquiagem todos os dias, bolsa se onçinha, salto alto, e ainda sim ser louca por futebol!

10 comentários:

Jana disse...

de futebol, so seleção brasielira, de resto passa batido rsrsrs

beijos

Jana disse...

de futebol, so seleção brasielira, de resto passa batido rsrsrs

beijos

Carol Guido disse...

Amiga, eu me senti revoltada agora tambem! Ora vejam soh o que esse senhor teve a audacia de falar sobre nos, meninas.
Opa pera la ne.
E olha, concordo totalmente que as mulheres que nao sabem o que eh impedimento, nao sabem por falta de interesse mesmo. E digo mais: nao gosto de futebol. Nao assisto. Nao acompanho. Caguei e andei mil vezes. Soh torco na copa do mundo.

E sei o que eh um impedimento.
la la la la

Rainha de Copas disse...

tava com saudade de você no reino. ;*

Rainha de Copas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tati disse...

Nossa, vários comentários...

1) Eu sei ver quando ocorre um impedimento, mas nunca soube explicar pra ninguém o que é, de modo que não me senti tão ofendida.

2) Já experimentou explicar pra um homem a diferença entre um rímel e um delineador? A diferença entre uma bolsa Gucci e uma Prada?

3) Eu nunca ia imaginar que ele abraçou o poste por causa do ar rarefeito! hahahahahahahahaha... Normal, eu só penso besteira!

4) Mas eu concordo com vc, o Sergio Noronha é um babaca, e eu só não aprendi exatamente o que é um impedimento porque até hoje homem nenhum teve a capacidade de me explicar.

5) Ótimo o texto, amiga! =)

Anônimo disse...

Totalmentye apoiada na revolta...comentário extremamente machista e de mal gosto desse sujeitinho.
AH! se ele soubesse nossa verdadeira capacidade de compreensão...
Uma ótima semana pra ti.
bjoss

somente like you disse...

isso é deprimente. =/
Quantas e quantas mulheres sabem e gostam do futebol? Totalmente machista e sem nexo o comentário dele.

E quanto as diferenças entre homem e mulher..o que iria acontecer se todos fossemos iguais? Viva a diferença! ;D

;****

Anônimo disse...

Quem é Sérgio Noronha?

Rainha de Copas disse...

já te disse que eu adoro futebol?